quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aventura em SC - Parte 1

Na última sexta-feira, dia 08 de junho, eu tive o prazer de fazer o som da festa de casamento de Leticia e Weaker em Curitibanos, SC. Na verdade, fui o primeiro DJ a fazer uma festa de casamento nessa cidade que fica no interior do estado e tem cerca de 40 mil habitantes. Curitibanos foi palco da Revolução Farroupilha. Dizem que o verão é fresco, mas o frio predomina na maior parte do ano. O inverno é sempre muito rigoroso, e ocasionalmente com neve. Essa deveria ser mais uma viagem à trabalho mas acabou se transformando numa grande aventura! Tudo começou na quinta-feira, véspera do casamento, porque os horários das companhias aéreas não nos atendiam. A cerimônia estava marcada para começar às 5 da tarde de sexta-feira e a recepção prevista para começar logo em seguida, por volta das 6 e meia. A viagem de carro do aeroporto de Curitiba até Curitibanos dura, em média, 4 horas e meia. Até daria para viajar na sexta-feira pela manhã, mas o risco seria grande. A viagem é muito longa e o grande desafio seria estar acordado no final da festa. A melhor opção seria pegar um vôo na sexta-feira às 6 da manhã para chegar em Curitiba às 7:30 e depois pegar estrada até Curitibanos para chegar por volta de 1 da tarde. Mas para pegar um vôo das 6h no Galeão, eu precisaria sair de casa às 4h e torcer pra encontrar uma vaga no Galeão, que é um aeroporto super moderno e muito bem conservado, pra não falar o contrário. O aeroporto internacional do Galeão é um lixão que só envergonha os cariocas. A decisão mais prudente foi viajar na quinta-feira, véspera da festa. Pousamos em Curitiba por volta das 19:30h e o comandante informou que a temperatura era de 8ºC. Importante dizer que eu estava saindo de uma mega sinusite e o nariz ainda estava meio ruim. Fui recepcionado pelo tio da noiva, uma pessoa muito simpática mas que deve ser muito fã do Ayrton Senna. Ele fez a viagem que deveria ser de 4 horas e meia em 2 horas e 55 minutos... Posso dizer que foi uma viagem com fortes emoções, apesar das temperaturas muito baixas que pegamos pelo caminho. O termômetro do carro chegou a marcar – 2ºC em alguns trechos. Chegando na cidade, fomos direto ao encontro da noiva numa agradável pizzaria. Leticia é muito querida e me recebeu com o maior carinho, como sempre acontece no sul. Que povo simpático e educado! Um espetáculo! Quando deu 1 da manhã, o frio era intenso e eu já estava no hotel, pronto para dormir. Quem me acompanhou nessa viagem foi o DJ Rômulo Marques, uma fera dos toca-discos que brilhou na cabine de som das boates Papillon, NY da Barra, People Down, entre outras e agora me acompanha em todas as festas no sul. Rômulo se deu bem, ganhou a chave de um quarto nos fundos do hotel. Eu me dei mal, ganhei um quarto de frente para a rua, no primeiro andar e com a calefação quebrada. O rapaz da recepção até que foi gentil e solícito, mas não conseguiu resolver o problema. Aí sim foi um espetáculo! Me senti dormindo dentro de uma geladeira! A única solução foi ligar a água quente do chuveiro bem forte, até esquentar o quarto. E foi assim que eu consegui dormir por alguns minutos até o frio voltar. Mas antes do frio voltar, aconteceu um imprevisto. A cama era bem fina e os cobertores curtos. Na primeira virada que eu dei, os cobertores caíram no chão. Tentei dormir encolhido, mas o nariz começou a escorrer e aí não teve jeito, acabei perdendo o sono, a paciência e virei a noite em claro. Na sexta-feira, desci bem cedo pra tomar café da manhã e perturbei todos que estavam na recepção até conseguir um quarto de fundos, com cama de casal e calefação! Agora sim! Como o frio era grande, tomei um banho quente para acordar e desci para encontrar o Rômulo. A gente precisava conhecer o local da festa e testar o som. Foi quando encontrei o meu querido amigo e grande fotógrafo Edemir Garcia, chegando no hotel. Foi a maior festa! Acompanhado da querida esposa e grande assistente Marise, Edemir estava chegando para trabalhar no evento. Logo em seguida o Rômulo chegou da rua, com o rosto todo vermelho do frio, mas todo feliz porque tinha acabado de comprar um par de luvas, um casacão peludo e uma meia calça de lã... Como assim, meu amigo? Meia calça é coisa de mulher!!! Atenção!!! Depois de muito zoação, saímos juntos para conhecer o local da festa e almoçar em seguida. Edemir precisava voltar logo para se arrumar e fazer o making of da noiva. Como não havia ninguém no local da festa, partimos à procura de um restaurante na cidade. Achamos um lugar muito simpático e foi ali que paramos para almoçar. No meio do bate papo, acabei comentando o frio que passei na madrugada e o Rômulo comentou que o quarto dele também não tinha calefação funcionando. A solução foi tomar um banho muito quente, deixar a água quente do chuveiro aberta para esquentar o ambiente e usar o secador de cabelo para secar e esquentar o corpo. Foi uma gargalhada geral! Logo depois o noivo chegou com alguns amigos no restaurante e tive a certeza de estar no lugar certo. Acabei de apresentando ao simpático noivo e desejei uma grande festa. Hora de trabalhar! A festa aconteceu no salão principal do Pinheiros Tênis Clube, um local simpático que foi espetacularmente decorado por João Callas, de Curitiba. A mesa de doces (e do bolo enorme) ganhou um belo destaque em cima do palco. O bar foi estrategicamente montado em frente à pista de dança, todo espelhado. A mesa do DJ ficou atrás do bar, no fundo, bem na frente de uma parede de led. No centro das mesas do bufê, enormes vasos que vieram da Argentina especialmente para a festa. Muitas orquídeas e rosas (cor de rosa) davam cor ao ambiente, cercado por leves cortinas num tom marrom escuro. Eu gostei muito do ambiente criado em frente à pista de dança, exatamente do lado oposto do bar, com dois sofás enormes (de tom claro) e uma mesa oval no centro, tudo em cima de um tapete felpudo e claro. Também gostei muito da iluminação. A luz dessa festa era toda feita com pequenos focos pendurados no teto, muito comum nas festas aqui no Rio, mas quase nunca usados nas festas do sul. Pelo menos nas muitas festas que eu trabalhei até hoje. Sem falar na luz das velas, que deu um efeito ainda mais especial à decoração. Tudo isso contribuiu muito para que os 350 convidados fossem impactados na chegada. A decoração ficou realmente muito chique. O serviço de bufê da festa ficou à cargo do Restaurante Tabajara, de Blumenau. Além de servir uma comida sempre maravilhosa, a equipe é muitíssimo querida e muito bem preparada. Duas mesas enormes foram montadas para que os convidados se servissem dos frios. Um verdadeiro buffet com ostras Rockfeller (com Cream Philadelfia, tomates e manjericão), rocambole de espinafre com camarões e palmito, bacalhau, presunto de Parma, carpaccio, etc. Tudo isso acompanhado do coquetel volante, com vol-au-vent de alho poro com camarão, rolinho primavera com queijo Brie ao molho de tangerina, brusqueta de queijo Brie, risoto de limão siciliano, etc. Um espetáculo que só não foi melhor do que o jantar oferecido aos convidados. O primeiro prato era um salmão com camarão, aspargos fresco e alcaparras com purê de aipim de leite de coco. O segundo prato foi um filé ao molho mostarda Djon, com pimenta verde e risoto ao funghi na cesta de queijo. E de madrugada, foi servido um delicioso caldo de espinafre com raspas de limão e noz-moscada! A festa começou oficialmente com a entrada dos pais e padrinhos, seguida pela entrada dos noivos no salão. Todos dançam, depois brindam (como nas festas do BBB) e depois os noivos cortam o bolo e cumprimentam as pessoas. Em seguida é servido o jantar. Música da entrada dos pais e padrinhos: • I Do – Colbie Caillat Música da entrada dos noivos na recepção: • Feel So Close – Calvin Harris Logo após o corte do bolo, quando os noivos já estavam cumprimentando os convidados, eu toquei uma música que a noiva adora e estava na lista dos pedidos especiais: • Elephant Gun - Beirut O serviço de jantar empratado é sempre chique e clássico, mas demora um pouco mais do que deveria. E os convidados costumam levantar e circular pela festa. Quando isso acontece, é hora de colocar todo mundo pra dançar. Uma festa com decoração elegante, com jantar elegante e pessoas bonitas e elegantes, merece uma música elegante. E foi exatamente o que aconteceu quando eu senti que estava na hora de abrir a pista. Não tem explicação, é feeling. Essa foi a sequência que explodiu a pista de dança: 01- Can’t Take My Eyes Off You – Frankie Valli 02- Call Me – Chris Montez 03- Hello, Detroit – Sammy Davis Jr. (com vários suspiros e “uhu”na pista de dança!) 04- The Way You Look Tonight – Frank Sinatra 05- For Once In My Life – Michael Bublé 06- New York New York – Frank Sinatra & Tony Bennett 07- Sway – Michael Bublé 08- Save The Last Dance For Me – Michael Bublé (seguindo no clima latino que bombou a pista de dança) 09- Volare – Gypsy Kings Infelizmente aquele início de festa tradicional com casais dançando cheek to cheek no início das festas praticamente desapareceu, mas quando isso acontece... é uma maravilha! A festa começa chique e quente, que diferença! Como a noiva ainda não estava pronta para entrar na pista de dança, conforme orientação da equipe do cerimonial, não teve jeito. Tive que “tacar fogo” na pista! Hora de muita disco music! 01- I Will Survive – Hermes House Band (essa versão foi perfeita, naquele momento da festa!) 02- Night Fever – Bee-Gees 03- More Than A Woman – Bee-Gees 04- Stayin’ Alive – Bee-Gees (na verdade eu fiz um medley com essas 3 músicas, ao vivo) 05- Your Song – Billy Paul 06- All Night Long – Lionel Richie 07- Dancin’ Queen – Abba, Mamma Mia! 08- Don’t Stop ‘Til You Get Enough – Michael Jackson 09- You’re The First, The Last, My Everything – Barry White Foi nesse momento, com a pista de dança incendiada, que a noiva entrou na pista de dança para dançar com seu pai e, em seguida, com seu noivo. 01- L.O.V.E. – Michael Bublé 02- Surround Me With Your Love – 3-11 Porter A música que os noivos escolheram pra dançar é lenta e sensual, mas difícil de dançar. Era um risco calculado mas assumido pela noiva. Mas na hora que a música tocou, os noivos se olharam com brilhos nos olhos. Quando isso acontece, a emoção envolve, toma conta e os convidados aplaudem em resposta à felicidade explícita dos noivos. Depois a festa continuou e a pista de dança voltou a bombar! Essas foram as primeiras músicas que toquei em seguida... 01- (I’ve Had) The Time Of My Life – Bill Medley & Jennifer Warnes 02- I Gotta Feeling – Black Eyed Peas A festa seguiu assim, nesse clima de FESTA, até às 4 e meia da manhã! Foram quase 10 horas de festa, com muita gente feliz e pista bombando! Esse é o meu trabalho, proporcionar momentos inesquecíveis para os meus clientes e convidados. Esse é o presente que eu sempre procura dar para minhas noivas e meus noivos ao final da festa. Uma noite inesquecível! O único acidente, que está mais para incidente, envolveu um dançarino muito animado. No final da festa, Rômulo assumiu o som e eu estava tomando um suco de laranja, tranqüilo e relaxado, olhando as pessoas dançando quando, de repente, um rapaz veio na minha direção, catando cavaco, e deu com a cabeça nos módulos de espelho do bar. Todos os copos caíram no chão e quebraram, alguns convidados ficaram preocupados, eu me molhei todo com restos de bebida que voaram dos copos, mas tudo não passou de um susto. O rapaz levantou, sorriu e voltou pra pista de dança como se nada tivesse acontecido. Festa boa é assim! Não é fácil viajar horas e horas até uma cidade distante do Rio de Janeiro, chegar cansado, dormir mal e fazer uma grande festa. Meu trabalho envolve concentração, inspiração, emoção e uma intensa troca de energia e sintonia com noivos e convidados. Mais difícil ainda é voltar pra casa super gripado, depois de três dias. A viagem começou na quinta-feira à tarde e só terminou no sábado, às 10 e meia da noite, quando abri a porta da minha casa. Essa viagem à Curitibanos, em especial, acabou virando uma grande aventura. Na hora, certas situações poderiam ter complicado a viagem, ainda mais quando estamos sem dormir e cansados. Mas, depois de uma festa incrível, tudo vira parte de uma história que eu nunca mais vou me esquecer. Ainda mais depois de conhecer pessoalmente uma noiva tão querida como a Leticia, com quem troquei muitos e muitos e-mails ao longo de quase um ano de preparação para esta noite inesquecível. Nada mais prazeroso do que ouvir da mãe da noiva, durante a festa: “Eu fui contra a contratação de um DJ mas você é espetacular!”. Também ouvi uma frase marcante no final da festa, me despedindo das famílias: “Eu já tinha escutado falar muito sobre você e hoje eu comprovei que você é isso tudo que falam!”. Certamente essa festa fará parte do segundo volume do meu livro sobre histórias de casamentos. O primeiro volume será lançado em breve, provavelmente em agosto de 2012. Em breve volto com novidades! Semana que vem a aventura continua! Sábado, dia 16 de junho, eu volto pra SC e dessa vez a festa será em Brusque! Uma cidade especial, provavelmente com as pessoas mais bonitas de SC, que só me traz recordações de festas espetaculares! Antes de contar como foi a festa de Brusque, eu preciso terminar esse relato com as mensagens dos noivos... não existe nada melhor do que receber uma mensagem como essa!!! "André querido!! Vc foi tudo aquilo que me falavam e mais um pouco!! Na cidade em que grandes festas eram feitas só com bandas, todos (até os mais velhos) brincavam me pedindo o “cd do casamento”, e eu super feliz com teu trabalho (impecável!!) e contigo, uma simpatia de pessoa!! Voltamos esse fds de nossa lua de mel! Agradecemos muito pelos votos! Desejamos uma jornada iluminada e de sucesso pra vc e tua família tb!! Conte conosco para quando precisar de qualquer dica ou ajuda em São Paulo viu!? Será um prazer mantermos o contato! Abraço forte! Le e Weaker!!!" "Que bom que você ficou feliz André! Nós que não esqueceremos que você esteve conosco na data mais feliz de nossas vidas. Um abração! Weaker"

Nenhum comentário:

Postar um comentário