quarta-feira, 30 de junho de 2010

A festa mais animada do mundo

A festa mais animada do mundo
por Marcelo Janot
Coluna Afinando o Som da revista Noivas Rio de Janeiro (Ano 2 Número 11)
Marcelo Janot é jornalista e DJ

Chegou a hora de falar das músicas da festa. Afinal, depois de uma cerimônia perfeita, a festa tem que ser a mais animada possível, não é mesmo? Porque não tem coisa pior que aquele comentário “ah, o casamento da fulana foi lindo, mas o DJ mandava muito mal e todo mundo acabou voltando para casa mais cedo”.
Tem coisa pior do que DJ que espanta os convidados do casamento? Como evitar que isso aconteça? Vamos por partes. Em primeiro lugar, para não correr riscos, é preciso escolher um profissional que você conheça, ou, na pior das hipóteses, um DJ sobre o qual você já tenha ótimas referências. Antes de fechar a contratação, troque uma idéia por telefone ou e-mail com o DJ escolhido para saber se rola uma boa sintonia de gostos musicais, e também para saber se ele possui um repertório que atenda a sua expectativa.
Definido o DJ, é hora de começar a pensar nas músicas. Faça uma lista dos seus grupos/artistas preferidos e de todas as músicas legais que venham à sua cabeça. Não se preocupe com o tamanho. O importante é ter em mente que, de posse dessa lista, o DJ poderá conhecer melhor o gosto musical dos noivos. Mas não espere que ele toque TODAS as músicas listadas. Afinal, se ele foi escolhido por você e está sendo pago para discotecar, é porque tem conhecimento suficiente para saber quais músicas funcionam melhor na pista e em que momentos elas devem ser executadas. A melhor opção é especificar, dentre as músicas listadas, aquelas que você quer ouvir de qualquer jeito, seja porque têm algum significado especial na vida do casal, ou simplesmente porque você e seu noivo gostariam muito de dançar ao som delas na festa.
Quando a data do casamento estiver se aproximando, é chegada a hora de marcar uma reunião para acertar os últimos detalhes. É nesse encontro que vocês irão conversar sobre todo o repertório musical da festa. É mais importante dizer a ele que estilo de música vocês não querem escutar de jeito nenhum. Assim, noivos que não gostam de axé, de pagode, de tecno, de música infantil, de funk, de trance, etc. não precisam correr riscos na sua própria festa.Uma dica: evite fazer essa reunião com antecedência maior do que 15 dias, para que no dia do casamento o DJ tenha o papo com vocês bem fresco na memória.
Lembre-se de que, ao contrário das boates, em que as pessoas vão chegando aos poucos, no início da festa de casamento, após a cerimônia, praticamente todos os convidados já estarão lá. Isso inclui seus tios, avós, pessoas mais idosas, que em geral são as primeiras a sair. Para não privá-los do direito de dançar, não custa nada pedir ao DJ que, depois da música de abertura de pista escolhida por vocês, inicie os trabalhos com um som pra dançar juntinho. O repertório tradicional de Frank Sinatra, Louis Armstrong e Ella Fitzgerald pode se unir a versões nas vozes de Rod Stewart, Jamie Cullum e outros artistas contemporâneos.
Este repertório inicial pode durar entre 15 e 20 minutos, passando em seguida para algo mais animado, na linha disco music. Músicas dos anos 70 são boas para fazer a pista encher no início da festa, pois agradam ao público de todas as idades. O bom DJ saberá escolher os melhores flash-backs sem precisar apelar para hits excessivamente batidos como “Y.M.C.A.” e “Macarena” (a não ser, lógico, que os noivos gostem de fazer coreografias).
O andamento musical do restante da festa vai depender da sensibilidade do DJ escolhido para comandá-la. O bom profissional, em vez de se comportar como uma daquelas máquinas de “juke box”, simplesmente repetindo automaticamente o mesmo repertório em todos os casamentos, deve estar atento para o perfil dos noivos e de seus convidados, dando maior ênfase em um ou outro estilo, sempre com o intuito de manter a pista cheia. O fundamental talvez seja entender que insistir por muito tempo em ritmos como hip hop e dance music, por exemplo, significa um grande risco de afastar da pista boa parte dos convidados, especialmente aqueles que já passaram dos 40. Como em tudo na vida, é no equilíbrio que está a chave para o sucesso de uma festa. Se o DJ não escorregar, a animação está garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário